You can enable/disable right clicking from Theme Options and customize this message too.

Artecult.com

Spread the love

LEDA RISSE: Artista Plástica se inspira no momento em que o mundo vive para criar arte em tecidos

Depois de brilhar em exposição em Paris, conseguindo a medalha de prata por seus trabalhos pincelados em suas telas, no “France Asia Cultures – le point des arts”, no início deste ano, muito antes da pandemia do coronavírus desestruturar o mundo, Leda Risse, esta brasileira de nascimento, mas vivendo há 20 anos na Suíça, encontra-se em isolamento social, mas sem deixar a sua criatividade de lado. Veja seus trabalhos em: ledarisse.com \  info@ledarisse.com .

A artista plástica criou uma série de estampas em tecidos com o objetivo de mostrar que mesmo em tempos de crise o artista não para de criar, e deixar transbordar todo o seu sentimento a este momento em que vivemos.

Como todo artista que se torna uma vez do seu tempo e de uma sociedade, Leda teve a sua inspiração oriunda do medo das pessoas e a guerra contra um inimigo comum a todos, neste momento, o coronavírus (COVID19). E deixa clara as suas ideias:

 “O que me inspirou foi pensar que diante de tanta dificuldade, é na guerra que se formam os grandes soldados”.

Nestes trabalhos em tecidos, a ideia da artista, enquanto se encontra em isolamento social, foi o de melhorar os quadros que vem pintando. Daí, a ideia de criar estampas. Com isso, Leda observou que poderia melhorar ainda mais os seus quadros, saindo da pintura das telas para os tecidos.

Leda criou estas estampas inspirada na cura divina, nas dificuldades do Brasil e do mundo, em virtude da pandemia do coronavírus, na liberdade, na saúde do povo, na prosperidade, no amor. Em alguns tecidos, a inspiração dos desenhos está em algo transcendental, numa esperança divina, onde a resolução para os problemas do mundo está em Deus.

Leda é uma artista que está em constante estado de transformação e muito antenada ao seu tempo. Se não fosse pelo coronavírus, a artista iria expor suas telas em salões de artes na Bélgica e EUA, porém teve que frear suas viagens. Casada com Thierry Risse, e mãe de três filhos, Leda revela que o seu talento como artista plástica começou bem cedo. Aos 10 anos de idade, começou a pintar desenhos abstratos, característica que carrega até os dias atuais. Ainda criança, usava as toalhas de mesa, tecidos, panos de prato e cortinas como telas para a sua inspiração.

Mediante a este momento negro em que o mundo está vivendo, a artista aproveita o seu tempo para criar. O futuro, segundo ela está nas mãos de Deus. Porém, existe um desejo: a de que suas estampas possam estar em alguma coleção de roupas criadas por algum estilista. E Leda deixa um recado para todos que, como ela, sonham em ser artistas e em viver num mundo melhor :

“não desistam dos seus sonhos, por maior que sejam os obstáculos”

Lien vers l’article original :

LEDA RISSE: Artista Plástica se inspira no momento em que o mundo vive para criar arte em tecidos

 

 

Leave a comment